terça-feira, 15 de maio de 2012

Dama da Noite (Epiphyllum oxypetalum)



Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Cactaceae
Género: Epiphyllum
Espécie: Epiphyllum oxypetalum

A verdadeira Dama da Noite (Epiphyllum oxypetalum) é originária do Sri Lanka. Suas grandes flores (20 a 25cm) se abrem ao anoitecer, geralmente sob lua cheia, e caem no dia seguinte. Seu perfume maravilhoso e vigoroso toma conta do jardim, e suas petálas e sépalas fortes e robustas são muito exuberantes.

Trata-se de uma cactácea de grande porte, podendo atingir de 2,0 a 6,0m de altura, e necessitando de pouca água e substrato bem arenoso para as raízes respirarem. Devido ao peso de seus ramos achatados e suculentos, precisa de um suporte, que pode ser uma treliça ou grade. Seu cultivo deve ser ao sol, mas tolera que uma parte do dia fique em ambiente com meia sombra. O solo deve ser rico em matéria orgânica e muito bem drenado.

Para fazer mudas, basta cortar um pedaço do ramo, na primavera, e colocar sobre jornal até formar uma película sobre o corte, plantando-o em seguida.

Floresce do final da primavera ao final do verão.

Esta é a verdadeira dama da noite, nome comumente (e equivocadamente) dado a flores quaisquer que exalem seu perfume à noite.


As flores aparecem assim.





Os botões crescem rapidamente. A aparência deste botão sugere que a flor vai se abrir ainda esta noite.

A flor inteiramente aberta, maravilhosa.


22 comentários:

  1. Oi Iara,

    tenho dois exemplares dessa planta em minha casa. Um trouxe do Piauí e já chegou a ter numa mesma noite 70 flores. Fiz um video dele e postei no youtube www.youtube.com/watch?v=E4qNEk3Q8zg. O segundo exemplar trouxe ano passado de San Diego, US e deu a primeira flor semana passada, uma flor menor e com menos petalas e mais fina que as do primeiro exemplar. Sei que existem exemplares vermelhos e amarelos, vc conhece? vc tem algum exemplar? Quer trocar?

    ResponderExcluir
  2. a minha abriu e não ezalou perfume nenhum porque

    ResponderExcluir
  3. Quanto tempo demora a sair o pendão...tenho uma a três anos e nuca deu nada!

    ResponderExcluir
  4. belisimo trabalho em cuidar estas flores tão delicadas e raras!

    ResponderExcluir
  5. Eu possuo esta flor no meu jardim, ela é tão rara como todos dizem?

    ResponderExcluir
  6. Ganhei uma muda e tem exatamente 4 meses a muda e já apareceu o primeiro botão de flor, estou amando e na mesma folha vem mais duas flores que irão abrir alguns dias depois. Gente essa planta adora ser adubada com esterco de gado curtido e sua planta esta sem flor, da uma ajuda ela e coloca esterco pra ela pegar uma forcinha ok.

    ResponderExcluir
  7. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1297178146977684&set=ms.c.eJwzNLI0NzS3MDQwszQ3N7Ow0DOECphABEwAdBYG3Q~-~-.bps.a.1297178080311024.1073741848.100000565346498&type=3&theater

    ResponderExcluir
  8. Realmente é maravilhosa, um verdadeiro espetáculo q dever ser anelado a cada flor q se abre pq são apenas algumas horas que sua flor dura, costumo dizer que ela gosta de atenção e se vc quer ver ela florecer, de a atenção que ela merece!!!!

    ResponderExcluir
  9. A minha não abre nenhum dos dias fãs uma semana que está assim

    ResponderExcluir
  10. A minha so deu uma rosa
    Plantada ha cinco anos

    ResponderExcluir
  11. Ela só abre a flor a noite e fecha ao amanhecer

    ResponderExcluir
  12. Nossa tenho uma Dama da noite , tem um ano mas ou menos que consegui mudas, plantei no fundo do meu patio e esqueci dela, hj fui ver tem três botões para ser aberto amei , sou louca para ter essa flor em minha casa, agora consegui muito linda .

    ResponderExcluir
  13. eu tenho e a minha deu 8 flores eu amei o ano passado abriu 4 flores são lindas!!!

    ResponderExcluir
  14. Tenho essa planta a mais de cinco anos e realmente as flores dela é um espetáculo fico encantada todas as vezes que ela bota.

    ResponderExcluir
  15. Maravilhosa,a minha está com dois botões devem abrir hoje a noite amo minhas plantas

    ResponderExcluir
  16. Aqui em casa foi dificil aprender oque ela queria para crescer, mas ao colocar ela num lugar onde não pegava sol diretamente em cima dela é o mesmo local é úmido, ela adorou, a minha tem quase 2 metros de altura e a 3 dias deu 20 flores lindas,não me canso de admirar

    ResponderExcluir
  17. A minha está linda e tem 11 botões...mas não tem perfume!Alguém sabe me dizer porquê?

    ResponderExcluir
  18. Boa noite
    As folhas tem umas partes secas será algum fungo ????

    ResponderExcluir